Recentemente, gravei uma rotina parecida com a do Eslen Delangore para o meu canal. Ele é um psicólogo e neurocientista que eu admiro muito pela sua consistência. Eslen tinha comportamentos impulsivos e ansiosos no passado, mas ele começou a direcionar essa impulsividade para hábitos produtivos através de uma rotina organizada, cuidando com quem se relacionava, e, o mais importante: ele decidiu se dedicar a algo todos os dias (com público ou não).
Talvez você já tenha uma rotina que lhe foi atribuída pela sociedade. Ou a sua “rotina” é não ter rotina. Sem regras, não há jogo. Sem jogo, não há vitória. Quanto mais você joga, melhor você fica, e muitas vezes você esquece as regras e vence de qualquer maneira.
Agora é a hora de parar de jogar o jogo que a sociedade lhe disse para jogar e começar a jogar o seu próprio. Mas como vou criar a minha própria rotina se eu tenho escola, faculdade e trabalho? Você não vai permanecer a sua vida toda nesse ambiente. Quando eu estava no ensino médio e trabalhava de CLT à tarde, eu me dedicava todas as manhãs 1h no meu futuro projeto.
Pense. Todo conteúdo que você escreve hoje, sem intenção de postá-los, será usado no seu futuro. Será usado para organizar seus pensamentos. Será usado como meditação, para diminuir a ansiedade do futuro. Será usado para a sua futura monetização na internet. Uma rotina organizada, não importa a duração, evita sobrecarga à medida que você avança em direção aos seus objetivos.
A maioria das pessoas está progredindo em direção às metas que lhes foram dadas. Elas estão realizando os sonhos de outra pessoa, e não os seus próprios.
Motivação para focar nisso?
Um gamer não precisa de esforço para ficar no computador 6 horas. Um escritor não precisa de motivação para sintetizar ideias. Um funcionário não precisa de disciplina para comparecer ao trabalho. Eles fazem isso porque sua sobrevivência está em jogo. Não física, mas mental.
Os animais sobrevivem à informação contida no seu código genético. Os humanos sobrevivem à informação em sua consciência. Seus hábitos do dia a dia.
Você já está agindo em direção a camadas de objetivos inconscientes a cada segundo do dia. Eles foram condicionados a ponto de não exigirem pensamento consciente. Você acorda, anda, toma café, escova os dentes e se veste. Todas essas são habilidades que você desenvolveu como ser humano com o objetivo de se adaptar e sobreviver na sociedade.
Quando não temos clareza sobre como atingir um objetivo, nossa mente fica desordenada. Ficamos sobrecarregados, ansiosos e perdidos. Nossa mente declina ao caos. A melhor forma que encontrei de manter comportamentos consistentes por muito tempo foi ter um plano. Ter um plano daqui a 6 meses. Ter um plano daqui a 1 ano. Ter um plano daqui a 5 anos. Porque se você não tem um, a sociedade tem, e eles planejam sua vida há décadas.
Se você não definir seus próprios objetivos, adquirir as habilidades necessárias para enfrentar o desafio e traçar seu próprio caminho – seu destino será maltratado pela sociedade e você nem perceberá. Ninguém quer acordar 40 anos depois se perguntando para onde foi o tempo.
Toda vez que coloco esses planos para daqui a 6 meses, meu cérebro "grita dopamina". Obviamente, eu não vou colocar objetivos muito gananciosos e imaginários, mas eu coloco planos que podem ser concretizados com trabalho duro. Entenda de uma vez como as coisas funcionam: Se você mantiver a mesma rotina de ontem, faz sentido que seu amanhã seja muito parecido com seu ontem. Se você acorda todos os dias no mesmo horário, vai pra aula, pega o mesmo caminho, conversa com as mesmas pessoas, podemos dizer que seu corpo e sua mente estão no conhecido. E nesses seus hábitos, não há espaço para o desconhecido.
Na verdade, se no caminho da escola você briga no trânsito, provavelmente iria ficar triste. Isso iria mudar a sua linha de tempo previsível do seu dia. Vamos mergulhar nisso. Os hábitos são um conjunto redundante de pensamentos, comportamentos e emoções automáticos e inconscientes que se desenvolvem por repetição. É quando você faz alguma coisa tantas vezes que seu corpo é programado para se tornar a mente. Com o tempo, seu corpo o arrasta para um futuro previsível baseado no que você fez no passado. Portanto, se você não está no momento presente, provavelmente está em um "programa". A verdade é que você não vai ter nenhum espaço para o desconhecido em uma vida previsível. O desconhecido não funciona sendo previsível. O desconhecido não é familiar, é incerto, mas também é empolgante, porque acontece de uma maneira que não se pode esperar ou antecipar.
Então vou perguntar: quanto espaço você tem em sua vida rotineira, previsível, para o desconhecido? Ao ficar no conhecido - seguir todos os dias a mesma sequência de ter os mesmos pensamentos, fazer as mesmas escolhas, demonstrar os mesmos hábitos. Eu deixo explícito em meu vídeo “esse é o sinal para você ir com tudo”, que pessoas que ficam viciadas em reviver o passado, ficam estagnadas no momento presente. Eu não vou basear meus conteúdos em apenas situações passadas. Por mais que seja importante nós tratá-las, a maioria é ilusão para hoje. Estou todo dia construindo algo novo e criando novas histórias. Me expondo ao desconhecido.
Uma pergunta para você: Se você não está construindo sua mente, corpo, negócios e relacionamentos todos os dias – o que você está fazendo? Pergunta genuína. Existe algo mais importante que isso? Ou tudo o que você faz agora é uma distração?
“Mas Bagetti, eu quero me divertir e fazer o que eu quiser.”
Eu te entendo, cara. A minha versão fodida falava a mesma coisa. Você não entendeu ainda que se relaciona todos os dias com seres humanos e não sabe sobre comportamento para crescer, expandir, transcender e criar?
O verdadeiro tesão genuíno não é encontrado no prazer imediato, ele é encontrado no progresso. “Fazer o que você quer” é muitas vezes o ego encerrando a linha de pensamento que levaria você a melhorar – porque é isso que a sua natureza quer. Você pode realmente fazer o que quiser quando remover as camadas do que pensa que quer.
Antes de você assistir ao meu vídeo do Eslen de domingo, quero te falar como eu organizo a minha rotina aqui. Minha rotina diária atual é a seguinte:
Eu não sigo a rotina do Eslen, Dr. Huberman ou qualquer outro influenciador por aí. A rotina do Eslen não abre margem para criatividade, na minha opinião. E ele, obviamente, tem mais tempo que eu neste momento. Eu trago para a minha rotina hábitos bons que aprendi com eles, e tento encaixar na minha da melhor forma possível.
Cada aspecto da sua rotina deve ser intencional. Intenção = aquilo que você está buscando. Quanto mais razões ou porquês você puder acumular por trás de suas ações, mais fácil se tornará e mais benéfico será para um grande futuro. Lembre-se da Motivação (motivo pelo qual eu executo a ação). Você descobre essas razões ou porquês tendo um objetivo ao qual aplicar no seu desenvolvimento pessoal. Se eu quiser me comprometer com um hábito de treinar, você deve entender os benefícios de treinar. Você sentindo eles agora ou não.
Essa é a rotina que fazia nos EUA desde que comecei a escrever.
Eu o encorajo a pegar pedaços para experimentar em sua própria vida até que você possa criar uma rotina que se adapte a você.
Escrita de 45 minutos
A primeira hora da manhã, por volta das 6h, me sento todas as manhãs para escrever. Escrevo sobre o assunto que resolvi começar na segunda-feira (esse assunto que estou escrevendo agora). Meu objetivo é escrever o máximo que posso durante esses 45 minutos, enquanto tomo meu chimarrão e como um mingau de aveia. Depois disso, geralmente eu vou correr (7h da manhã).
90 minutos de trabalho focado
Depois da minha corrida, eu vou para a empresa trabalhar até o meio-dia. Na empresa, eu cuido da parte de finanças e administrativa. Meu trabalho focado começa às 14h. Tenho uma lista de tarefas e alavancas recorrentes que executo todas as tardes. É quando crio ideias (newsletters, conteúdo para o Máquina Criativa e marketing). Eu empilho todas as minhas tarefas prioritárias neste bloco de trabalho para poder concluí-las. Isso me permite introduzir gradualmente a entropia em meu dia à medida que o trabalho se torna menos estruturado. Eu ensino como se tornar um escritor digital no módulo "45 minutos" do Máquina Criativa.
Musculação
Essa é a vida de atleta híbrido! Musculação x Corrida. Pelas 16h da tarde, eu vou treinar na academia. Percebi pessoalmente que treinar melhora meu foco, tolerância ao estresse, composição corporal (menos água, mais vascularização) e me permite dormir à noite sabendo que “fiz a coisa mais difícil”.
90 minutos de trabalho focado
Depois da corrida, tomo banho, como e volto a trabalhar. Durante este bloco, realizo tarefas criativas. Fico no tédio não fazendo nada por alguns minutos, ouço bons podcasts e organizo a parte administrativa com clientes.
Vou para a faculdade
Neste momento, são cerca de 18:30. Neste momento, vou para minhas aulas de Psicologia. Mesmo um pouco cansado, não deixo de ir às aulas. Eu sempre priorizo meu sono de 8h para render muito bem o dia. Eu treino todos os dias, então não tenho dias de descanso, a menos que meu corpo precise.
Noite
As coisas estão ficando chatas agora, então vou poupá-los, mas esta parte do meu dia é crucial para a recuperação psicológica. Quando chego à noite, chego esgotado. Chego e já vou direto pra cama, por volta das 22:00.
Claro, essa rotina diária está sujeita a alterações caso haja algum acontecimento em minha vida. Nos finais de semana, geralmente tiro mais momentos pra jogar, sair com amigos, ficar com minha namorada e sair da rotina. Eu não ligo muito que no sábado devo dormir no mesmo horário que os horários da semana. No momento, essa é a minha rotina. Domingo vocês verão um pouco dela no YouTube. Vejo vocês, Criadores!
Cara, muito bom!