De que vale ser BOM se NINGUÉM te conhece?
Você é uma Ferrari guardada em uma garagem velha
Nesse exato momento estou preparando minha mala para ir a São Paulo a convite do Criando Todo Dia para dar minha primeira palestra para 700 pessoas. Atualmente, estou morando num apartamento beira-mar, acordo todas as manhãs por volta das 7h e vou surfar. Quando volto, começo a escrever e estudar. Tudo que eu faço hoje é viver, estudar e criar. Vida difícil, não é?
Eu refletia hoje de manhã sobre milionários que tomam 4 remédios tarja preta e vivem num escritório fechado, ou são rodeados de pessoas superficiais. As pessoas pensam que ter carros caros, mansões e ostentar bens materiais é o melhor da vida. A grande real é que toda essa merda se torna entediante rápido.
Alguns dos meus amigos multimilionários de Florianópolis que conheço me falam: “Tudo que eu queria numa sexta-feira à noite é ter uma casa cheia de amor. Ou mesmo ter uma pílula mágica para diminuir minha ansiedade.” Muitos ricos por aí colocam em jogo relacionamentos verdadeiros, família, saúde mental para construir um império. Ao chegar no sucesso, se atolam de bens materiais para preencher isso que foi destruído
Eu estou há um ano na internet. Já faço múltiplos 6 dígitos mensais. Mas ainda preservo família e bons relacionamentos e não abro mão de meus valores e princípios por uma noite de sexo e putaria. Minha vida é feliz. Não por causa do dinheiro, mas por saber que estou no caminho certo.
Meu propósito de vida? Ter tempo para viver e fazer o que amo diariamente. Não há nada além disso, cara. NADA.
Você entra no ensino médio, estuda coisas que não gosta, é obrigado a olhar para a cara de pessoas chatas, depois, é pressionado para escolher um caminho único (uma faculdade) e seguir sua vida recebendo ordens. Hahahaha (que medo). Nesse momento há milhares de pessoas criativas e inteligentes ao seu redor. Por sua alta inteligência, elas dão desculpas a si mesmas do porquê não vale a pena o risco. Elas ficam presas racionalizando, acumulando ansiedade, justificando que vale seguir o caminho tradicional. Enquanto os Criadores, os Artistas (não tão inteligentes, mas corajosos) são capazes de mover o mundo. Mover a forma como as pessoas pensam.
Eu não sou diferente de você. Sou um rapaz de 22 anos, nascido de pais de classe média, em uma cidade pequena, repeti duas vezes de ano, fui rejeitado por muitas pessoas e guardei muita frustração dentro de mim.
No ensino médio, eu me questionava: não é possível que todas essas pessoas vão escolher um único caminho (faculdade) sem ter tido várias experiências na vida! Eu me sentia um completo imbecil sem saber o que fazer da minha vida. Depois de terminar o médio, cursei Economia. Me senti preso, confuso. Então resolvi trancar o curso.
No meio dessas crises existenciais, tive a ideia de fugir de tudo: ir para os EUA estudar Psicologia. Para começar, desativei minha conta no Instagram. Disse a mim mesmo: “Voltarei quando passar nas provas e conseguir meu visto americano.” Trabalhei como auxiliar administrativo, estudava inglês e artigos científicos à tarde, treinava à noite e namorava quando dava tempo. Fazia tudo isso em silêncio. O "modo caverna" foi bom por um tempo.
Após passar nas provas, colocar o melhor shape da minha vida e juntar grana, fui para os EUA. Largar a família foi a pior dor que senti. Ao chegar lá, o Bagetti forte, inteligente e confiante começou a decair. Eu estava estudando o que sempre quis, mas sentia um vazio profundo. Faltava algo.
Um colega coreano, Jinwoo, que escrevia na internet, me disse: "Cara, de que vale ser BOM se NINGUÉM te conhece?" Ele me marcou com a frase: "You look like a Ferrari kept in a garage." (“Você parece uma Ferrari guardada dentro de uma garagem.”)
Nesse mesmo dia, pedi um lanche no Panda Express e recebi uma cartinha que guardo até hoje: "The world is ready to receive your talents! Don’t hold back!" (“O mundo está pronto para receber seus talentos! Não se segure!”)
Após esse dia, comecei a documentar e ensinar tudo que tinha em minha alma. Salvando milhares de pessoas e finalmente sentindo o que nasci para fazer. Comecei em setembro de 2023. Hoje, são mais de 100 newsletters escritas, mais de 300 posts no Insta, mais de 80 vídeos e mais de 100 aulas gravadas.
Talvez você me enxergue como um cara que escreve bem hoje, não é? Mas um post que bombou foi resultado de 300 que fracassaram. Um vídeo viral no YouTube foi resultado de 50 que não atingiram pessoas. Hoje, sou referência na Escrita, Criatividade e ensino empreendedores a construir seu negócio online. Tenho uma escola chamada Create com mais de 1000 alunos.
Creator Economy está crescendo muito. Pessoas estão entendendo que não basta ter uma empresa física ou apenas oferecer suas habilidades em troca de dinheiro. Você precisa criar algo. Construir uma comunidade. Se destacar. Nos próximos anos, se você não tiver construído admiradores, ninguém vai comprar NADA de você.
Minha meta é te ajudar a mostrar seu trabalho para o mundo.
Todos os Youtubers que colocaram a cara em 2012 e continuaram documentando sua jornada estão ricos hoje e livres. Os maiores bilionários também criam conteúdo porque sabem que isso aumenta o valor de suas empresas. E não só de suas empresas, mas de suas vidas.
Não, cara. Você não vai ficar rico ou ter sucesso vendendo seu tempo por dinheiro (trabalhando para outra pessoa). Você não vai ter sucesso compartilhando reels de Lamborghini motivacional com seu melhor amigo. Você não vai ter liberdade se não começar a criar algo para o mundo.
Em minhas mentorias em grupo, ensino empresários, professores e psicólogos a entenderem o poder das mídias sociais. O poder de se tornar INSUBSTITUÍVEL. O poder de se destacar. O poder de criar uma comunidade. O poder de viver do que ama.
Meu objetivo com essa newsletter é trazer os principais insights sobre como se destacar na internet, mostrando seu trabalho para o mundo. Vamos lá:
#1 SE DIFERENCIE DA MANADA
Quantas pessoas da sua área estão fazendo mais do mesmo na internet? Agora, quantas estão criando algo diferente? Quantos dos seus concorrentes estão criando um conteúdo realmente relevante e que engaja seu público? Dá para contar nos dedos, né?
ache uma cena, talvez você já esteja nela, talvez ela esteja diante dos seus olhos. Preste atenção no que os outros estão compartilhando e, mais importante, no que NÃO estão compartilhando. PREENCHA esse vazio. Divida o que ama com sua própria voz e atrairá as pessoas certas. Não imite quem já está dando certo. Seja simples, mas verdadeiro. AUTENCIDADADE.
Seja aberto e honesto sobre o que gosta, porque isso atrairá pessoas que gostam dessas mesmas coisas.
Dica: você nunca sabe o que vai fazer um conteúdo viralizar. Meu primeiro vídeo que explodiu foi "730 dias sem pornografia.” Eu criei novos formatos até descobrir o melhor e que faz mais sentido.
#2 UM POUCO DIARIAMENTE
O sucesso da noite para o dia é um mito. A fórmula mágica é manter seu fluxo contínuo, produzindo conteúdos que são tão interessantes hoje como daqui a dois anos.
O sucesso é aquilo que se espalha devagar e sempre, criando fãs ao longo do tempo.
O formato como você compartilha não é o mais importante. Pode ser um blog, um Instagram, um canal no Youtube, um e-mail. O que importa é a consistência, a repetição e a relevância do conteúdo para o seu público.
#3 ENSINE O QUE JÁ SABE
“O pouco que você sabe, pode ser muito para quem não sabe nada.”
A melhor maneira de começar a mostrar seu trabalho é pensar no que gostaria de aprender e se comprometer a mostrar esse aprendizado para os outros.
Ensinar não significa competir.
Ensinar não diminui o valor do que você faz, pelo contrário, aumenta.
Quando você ensina alguém, você está gerando mais interesse pelo seu trabalho.
Dica: no minuto em que aprender algo, compartilhe com os outros. Austin Kleon diz: "Torne as pessoas melhores em algo que elas querem melhorar". Para ser influente, você precisa fazer essa troca.
#4 MOSTRE OS BASTIDORES
Todo trabalho tem um processo. Compartilhe esse processo com transparência e autenticidade.
Está se preparando para uma meia maratona? Uma prova? Uma viagem? Compartilhe o processo!
Os seres humanos se interessam por outros seres humanos e querem fazer parte da criação. Muitas empresas acham que "não têm sobre o que falar", mas pense em tudo que acontece em 24 horas dentro de uma empresa. Histórias, bagagens, aprendizados. Tudo isso é conteúdo.
Inclusive, visitei a Brain Juice recentemente e os incentivei a começar a documentar o processo!
#5 CONTE BOAS HISTÓRIAS
Nosso trabalho não fala por si só. As histórias que contamos sobre ele afetam como as pessoas o entendem e dão valor a ele.
A vantagem de contar histórias é tornar o complexo tangível, inspirar e oferecer acesso. "Suas histórias ficarão melhores quanto mais você falar delas."
Domingo vou te enviar uma newsletter sobre "Como Nascem as Tendências". Vai ser um assunto mais profundo e inovador—vale a leitura.
Episódio podcast
Sem menor dúvidas foi o episódio do Naval Ravikant onde ele fala sobre a natureza humana. Muita profundidade!
Leitura da semana
Link da semana.
E para começar a se tornar alguém de valor, te convido para entrar dentro da Comunidade Create
Dentro da Create eu ensino você começar a escrever no Digital, no módulo do Escritor de 45 minutos.
Quer se tornar alguém de valor?
Ou escrever com impacto no Digital?
Além disso, para criar seu negócio do Zero, te convido para conhecer o Caminho do Criador. Uma formação do zero para criar na internet e viver disso.
Crie ou será Criado!
pensando pensamentos
Muito bom!!